Os deuses japoneses

Zanagi e Izanami

Zanagi e Izanami são um casal, que gera todos os outros deuses do mundo, mas quando chega a vez dos deuses do inferno, eles se tornam tão ardentes que matam Izanami (a mulher). Ela, prometendo voltar, diz que vai para o Submundo e que lá ele não poderia ir, tendo de esperar. Izanagi espera, mas depois de muito tempo resolve quebrar a promessa e vai atrás de Izanami. Chegando ao Submundo, vê ela dando á luz a vários demônios, enquanto é comida por larvas. Ela, percebendo a audácia de seu marido, manda os demônios perseguirem-no. Fugindo dos demônios, Izanagi pega o seu pente de ossos que usa para prender o cabelo e parte-o, atirando os seus pedaços para o chão. Os demônios, famintos, devoram os brotos de bambu que surgiram do pente. Izanagi foge dos demônios, e rolando uma pedra enorme, os prende no Submundo. Izanagi fica tão furioso por Izanami trair-lhe, que usa os poderes do sol e destrói todos os demónios.
Amaterasu e Susano

Susano (deus dos mares), descontente com o império dos oceanos, faz grandes patifarias à irmã (deusa do sol), a ponto de a fazer fugir para uma caverna, deixando o mundo na escuridão. Todos os outros deuses, reunidos, concebem então um plano para a fazer sair. Com grande alarido, gritos e risos, despertam a curiosidade da deusa solar, que a leva a entreabrir a entrada da caverna. Atraída por um espelho colocado à sua frente, acaba por sair, sendo então fechada a caverna, para a impedir de que entrasse novamente. Garantida de novo a luz. Susano é condenado a pagar uma multa e a ser desterrado dos céus. Mais tarde, ele arrepende-se e acaba por presentear a irmã com um esplêndido sabre encontrado no corpo de um dragão.
Susano querendo ir ao Ne no Kuni, onde Izanami está, chora e grita causando um grande estrago no universo. Susano sobe então ao Takaamahara com seu dragão kuronaya,Takaamahara é governado por Amaterasu e foi chamar a mesma para ir buscar a mãe. Amaterasu pensando que Susano quer o Takaamahara para si, pega seu arco e flecha e vai ao encontro de Susano.
Susano propõe um acordo para provar que suas intenções são boas. Amaterasu concorda. Primeiro, Amaterasu pega a espada de Susano e a morde. Da fumaça expirada por Amaterasu nascem três deusas, as Munakata Sanjojin. Então, Susano pega um colar de joias de Amaterasu e morde-o. Da fumaça expirada por Susano, nascem cinco deuses, todos homens.
Amaterasu diz que os deuses que nasceram por último (homens) foram feitos a partir de um objeto seu, portanto são filhos dela. Amaterasu afirma também que as deusas que nasceram antes são filhas de Susano. Todos os deuses dominavam cada um elemento da criação e da destruição, uma das deusas mulheres dominava o ar, outra a luz e a outra a natureza. Os deuses pois como os criou usando seu poder e rancor tinham o poder da destruição tencionando assim matá-los mas suas filhas imploram que ele não os destrua. Então Amaterasu pede que seus filhos purifiquem o dragão, e Susano pede as suas filhas o mesmo. Então o dragão é purificado e deixa de ser kuronaya para se tornar shironaya . Susano prova que seu coração é puro porque suas filhas são gentis deusas. Assim, Amaterasu perdoa Susano.
Shinigami
Shinigami (Ceifador Sinistro em português) é uma entidade presente na cultura japonesa. O seu trabalho é "levar" a alma dos humanos para o outro mundo. Seria um pouco equivalente a figura conhecida como Morte no Ocidente. Geralmente é usado para expressar qualquer deus da morte. Por exemplo no budismo Enma é o deus que julga e pune depois da morte (Jigoku) e no xintoísmo é a Izanami.


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.