Império Japonês


Império do Japão foi uma entidade política japonesa que existiu desde a Restauração Meiji em 3 de janeiro de 1868 até sua derrota na Segunda Guerra Mundial e a outorga da Constituição do Estado do Japão, em 3 de maio de 1947.
A rápida industrialização e militarização do país, sob o slogan "Enriqueça o país, fortaleça o exército", levou a sua ascensão como uma potência mundial, posteriormente culminando na sua entrada na aliança do Eixo e na conquista de grande parte da região do Pacífico e do leste asiático. Com o aumento de seu poder em 1942, o Império japonês dominava um território que cobria 7,4 milhões de quilômetros quadrados, tornando-o um dos maiores impérios marítimos da história.
Após alguns sucessos militares de grande escala durante a primeira metade da Guerra do Pacífico, o Império do Japão também ganhou notoriedade por seus crimes de guerra contra os povos conquistados no seu Império. Após sofrer muitas derrotas e os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, o Império do Japão rendeu-se aos Aliados da Segunda Guerra Mundial em 2 de setembro de 1945. Um período de ocupação pelos aliados seguiu-se à rendição e à dissolução do Império e a nova constituição foi criada com a influência americana. A ocupação americana e a reconstrução do país continuaram até a década de 1950, posteriormente formando o Japão moderno.
Os Imperadores durante esse período, que incluíam os períodos Meiji, Taisho e Showa, são conhecidos no Japão, hoje por seus nomes, que coincidem com os nomes das eras: Imperador Meiji (Mutsuhito), Imperador Taisho (Yoshihito) e Imperador Showa.



HISTÓRIA DO JAPÃO

O Japão é herdeiro de uma civilização que remonta ao século VII antes de Cristo. No século IV, o clã Yamato unifica os vários estados do país sob um imperador.
No século VI, o Japão invade a Coreia, que vivia sob forte influência chinesa, e assimila muito de sua cultura. Apesar disso, o país mantém-se relativamente isolado do exterior e tem uma das sociedades mais homogéneas do mundo em termos culturais e étnicos.
No século XII, o crescimento da aristocracia militar (os samurais) mina a Monarquia que ocupa o poder. O país passa a ser dominado principalmente por xoguns, espécie de senhores feudais, que permanecem até o século XIX.
Os primeiros contactos com o Ocidente datam do século XVI, quando missionários portugueses formam uma pequena comunidade cristã.
Em 1603, o xogum Tokugawa Leyasu estabelece a capital em Edo (atual Tóquio), proíbe o cristianismo e fecha o país a estrangeiros... Nos 250 anos seguintes, a única janela aberta ao mundo é um pequeno posto comercial em Nagasaki...

Modernização

O ingresso do país na Era Moderna ocorre na segunda metade do século XIX, com a abertura dos portos ao comércio com o Ocidente. Em 1868 começa a Era Meiji: assume o Imperador Mutsuhito, que abole o feudalismo.
No final do século XIX, tendo resistido ao imperialismo ocidental, dá início à sua própria expansão...
Em 1/03/1871, o Japão emitiu sua primeira série de selos postais, os quais são conhecidos como “Riu Kitte” (Selo Dragão). A série compreende 4 valores: 48 mon (marrom; primeiro selo postal abaixo – Scott: 1), 100 mon (azul), 200 mon (laranja) e 500 mon (verde). O desenho interno com o par de dragões foi adaptado do papel-moeda em circulação à época. A figura dos dragões é circunscrita por uma moldura em estilo grego.
Esta série teve período curto de utilização, pois em dezembro do mesmo ano houve mudança no sistema monetário do país, com a abolição do sistema “mon” e a instituição do novo sistema “sen”. Devido a tal fato, são raras as cartas circuladas com estes selos, assim como são abundantes as falsificações desses primeiros selos...
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.